Kokedama e sustentabilidade

A importância de executar um trabalho visando, ao máximo, à preservação da natureza e à sustentabilidade.​

Os cuidados que tomamos na propagação e na manutenção de nossas plantas, buscando sempre atender às regras de sustentabilidade.

No ateliê Kokedamas Casa di Lia,  os arranjos são feitos com plantas e flores naturais. Além disso, a manutenção e o cuidado são feitos com produtos orgânicos buscando sempre atender às regras de sustentabilidade.

Praticamente todo material utilizado em nossa produção é fornecido pela própria natureza.

Na confecção das kokedamas, utilizamos substrato natural para modelar as bolinhas em tamanho proporcional ao volume da planta. É preciso que a terra seja limpa, fértil e bem drenada para que a planta esteja sempre saudável e viçosa.

A cobertura da bolinha é feita com uma camada de  musgo esfagno ou musgo verde amarrado com um fio fino e resistente . Ambos têm a capacidade de reter a umidade da kokedama, por isso as regas das plantinhas não precisam ser tão frequentes.

Fio de juta utilizado no trançado das kokedamas

Kokedama com trançado de juta

De acordo com a necessidade e o desenvolvimento do arranjo, complementamos o “alimento” de nossas plantas com adubo orgânico líquido que, além de ser muito prático para aplicar, facilita a distribuição de nutrientes e minerais de forma proporcional. O fertilizante é diluído na água usada para regar as kokedamas.

No  trançado da bolinha de musgo, para finalizar, utilizamos fio de sisal, produto feito 100% de fibras naturais, bastante resistente, flexível e biodegradável. O acabamento perfeito para produzir um visual rústico, atraente e que não prejudica a natureza.

Se o cliente preferir, podemos fazer o acabamento da kokedama com um fio bastante resistente, disponível em diversas cores que é fabricado a partir de garrafas pet, 100% reciclado.

Alguns itens utilizados em nosso trabalho ainda não podem se considerados sustentáveis como, por exemplo, o fio que faz a amarração do musgo ao substrato. Precisamos usar material resistente, que não se desfaça com o tempo e com a ação da água e, infelizmente, fios naturais não conseguem atender a essa necessidade. 

A crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade tem nos levado a adotar práticas mais ecológicas em nosso dia a dia. Estamos sempre em busca de novos itens que acrescentem valor a nossos produtos e embalagens e que colaborem com a preservação da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Kokedama e sustentabilidade

A importância de executar um trabalho visando, ao máximo, à preservação da natureza e à sustentabilidade.​ Os cuidados que tomamos

Saiba mais »